O que leva uma empresa a mudar de plataforma de e-commerce?

Dezembro 2024


À medida que o negócio online cresce e o mercado evolui, surgem novas necessidades nos projetos de e-commerce. É nesse momento que se torna essencial ter uma plataforma flexível, personalizável e robusta, de forma a garantir a continuidade do negócio e a competitividade num mercado digital em constante mudança.

Existem vários motivos pelos quais as empresas podem precisar de mudar de plataforma de e-commerce. Os mais comuns são os seguintes.


Escalabilidade inadequada

Quando o negócio online cresce, a plataforma não é capaz de lidar com o aumento de tráfego, produtos e clientes. Uma plataforma de e-commerce escalável é essencial para garantir que o site possa lidar com o crescimento futuro, sem comprometer o desempenho ou a experiência do utilizador.


Limitações de funcionalidades

A plataforma não oferece todas as funcionalidades necessárias para cumprir as regras de negócio, de logística ou de marketing, por exemplo. O custo de desenvolvimento de novas funcionalidades é demasiado elevado ou o parceiro de desenvolvimento não é capaz de efetuar o desenvolvimento das novas funcionalidade pretendidas.


Problemas de desempenho

A loja online tem, frequentemente, problemas relacionados com tempos de carregamento lentos, erros frequentes e dificuldades de utilização. É essencial que a plataforma de e-commerce seja rápida e estável, de forma a garantir uma excelente experiência de compra e evitar a perda vendas devido a problemas técnicos.


Fraca interface de utilizador

A dificuldade em navegar em websites de comércio electrónico é um dos principais motivos pelos quais os utilizadores não compram online. Se a loja online possuir uma interface complexa, design desatualizado, pouco intuitivo e que não é adaptado para dispositivos móveis, a experiência do utilizador vai ser má e vai afetar a conversão.


Impossibilidade de personalizar e falta de flexibilidade

À medida que o negócio online cresce, as necessidades evoluem. Uma plataforma de e-commerce que não permite personalização de acordo com os requisitos do negócio, seja na aparência, nas funcionalidades ou nas integrações com outros sistemas impede o crescimento do projeto.


Ausência de suporte e atualizações técnicas

A plataforma não é atualizada regularmente em termos de segurança, tecnologia e boas práticas da engenharia web. O suporte técnico é lento ou extremamente burocrático e impessoal.


Má relação custo-benefício a longo prazo

Uma plataforma de e-commerce torna-se dispendiosa rapidamente se tiver as limitações descritas anteriormente. Serão necessários investimentos elevados que não estavam previstos, passando a solução a ter uma má relação custo-benefício e impossibilitando um retorno de investimento positivo.


Ausência de caderno de encargos 

O caderno de encargos de e-commerce é um documento que reúne todos os requisitos funcionais e não funcionais de um projeto de e-commerce. Ajuda a comunicar claramente as necessidades às potenciais empresas de desenvolvimento. A definição do caderno de encargos é um dos passos mais importantes no processo de escolha de uma solução de e-commerce. Sem o fazer, corre-se o risco da solução implementada não suprir as necessidades do negócio e de ser necessário mudar de plataforma a curto prazo.


Estes são apenas alguns motivos pelos quais as empresas são forçadas a mudar de plataforma de e-commerce. É importante avaliar cuidadosamente as necessidades do negócio, encontrar o parceiro certo de desenvolvimento de lojas online e criar um caderno de encargos de e-commerce.




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