O que é uma plataforma de e-commerce escalável e preparada para o futuro?

Abril 2024


A plataforma de e-commerce ideal é a que se adequa às necessidades atuais de uma empresa e que também está preparada para as necessidades futuras da mesma. Ao escolher uma empresa de desenvolvimento de lojas online é importante ter em consideração se a solução apresentada permite o crescimento do negócio e os desenvolvimentos técnicos que serão necessários no futuro, como business intelligence, inteligência artificial, recursos de automatização, e novas funcionalidades.

Independentemente do parceiro de desenvolvimento e da plataforma escolhida, há um conjunto de fatores que definem uma solução de e-commerce preparada para o futuro.


Escalabilidade

A escalabilidade é crucial numa plataforma de e-commerce. O crescimento de um negócio deve ser acautelado ainda antes da loja online começar a ser desenvolvida. Para ser escalável, uma plataforma de e-commerce deve conseguir lidar com a carga adicional provocada pelo aumento do número de utilizadores, volume de dados ou utilização de determinadas funcionalidades, seja em front office ou back office, sem comprometer o desempenho da loja online. Isto permite que o negócio cresça sem ser prejudicado por limitações técnicas.


Custo-benefício

Nos negócios, é fundamental fazerem-se investimentos de forma inteligente. A escolha de uma solução de e-commerce não é exceção. O desenvolvimento de uma loja online é um investimento importante para as empresas e um passo crucial para a evolução das empresas. Por isso, a solução escolhida deve ter uma boa relação entre o custo e o benefício a longo prazo. Além de ser escalável, uma plataforma de e-commerce deve poder ser expandida à medida que os requisitos de negócios evoluem. Assim, evita-se a necessidade de reestruturar ou substituir a plataforma quando forem necessárias novas funcionalidades, o que acarretaria custos elevados, além de se desperdiçar o trabalho desenvolvido e o investimento efetuado até à data.


Inovação

Escolher uma plataforma de e-commerce que oferece desenvolvimento e inovação contínuos é uma aposta vencedora. Estes fatores são a chave para as empresas se diferenciarem. Os mercados são cada vez mais dinâmicos. Optar por uma solução que acompanha os mais recentes avanços tecnológicos e tendências do e-commerce significa que o negócio será capaz de se adaptar às mudanças e, ao mesmo tempo, ser inovador.


À prova do futuro

A tecnologia está em constante evolução e as empresas precisam de se adaptar para se manterem competitivas. Uma plataforma de e-commerce à prova do futuro é aquela que evolui com as necessidades do negócio e acompanha os avanços tecnológicos, garantindo atualizações de software e integração de novas tecnologias. Deste modo, evita-se a necessidade de desenvolver software de raiz ou de efetuar migrações tecnológicas caras, economizando tempo e recursos.


Vanguarda tecnológica

As empresas que se mantêm na vanguarda da tecnologia estão mais bem posicionadas para obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes. Business intelligence, inteligência artificial e automatização de processos são áreas tecnológicas que ajudam a simplificar a operação diárias das empresas e a melhorar a tomada de decisões. Ao escolher uma plataforma de e-commerce que oferece estas possibilidades, o seu negócio pode ficar à frente da concorrência.


Resumindo, a plataforma de e-commerce ideal é aquela que está preparada para as necessidades atuais de um negócio e que seja adaptável às necessidades futuras do mesmo, permitindo escalabilidade, promovendo a inovação e ajudando a proteger o investimento efetuado, resultando numa excelente relação custo-benefício a longo prazo.




Procura uma plataforma de e-commerce escalável e preparada para o futuro do seu negócio?

Conheça os nossos serviços de desenvolvimento e implementação »

Peça-nos mais informação »