Fundada em 1989, a Caxamar tinha como objetivo a comercialização por grosso e a retalho de bacalhau salgado seco e como missão fornecer o melhor bacalhau ao mercado nacional e internacional. Em 1998 construiu na zona industrial de Casal dos Frades em Ourém, uma unidade para armazenamento e secagem de bacalhau, começando a adquirir a matéria-prima diretamente na origem, passando a controlar todo o processo produtivo. Sempre focados em ir ao encontro das reais necessidades dos consumidores, decidiram fazer uma remodelação e upgrade ao portal existente. Apostaram na Bsolus para uma renovação do design, melhorias e implementação de novas funcionalidades. O portal foi projetado para uma vertente omnichannel, sustentado por um conjunto de soluções e funcionalidades que o deixaram preparado para qualquer fluxo de encomendas online.
Powered by
Caxamar
Bsolus
Beevo
Design
Consultoria
Engenharia Web
Engenharia Marketing Digital
B2C
OMS
BPM
CRM
CMS
System
Analysis
Dashboard
Online Shop
Marketing Automation
Developer Environment
Omnichannel
Layout 100% personalizado
Integração ERP
Engenharia SEO/SEM
Disponibilização API Beevo
Estruturado e construído sob a plataforma Beevo, o portal da Caxamar foi desenvolvido para oferecer uma experiência de compra dinâmica, intuitiva e eficiente. Com fichas de produto detalhadas, criação de listas de favoritos, compra direta pela listagem de produtos, e blogue dinâmico, a navegação torna-se simples e rápida, permitindo ao utilizador encontrar facilmente o que procura e concluir as suas compras de forma ágil.
- Ficha de produto detalhada com informações técnicas e nutricionais;
- Gestão autónoma e intuitiva de todos os conteúdos e espaços promocionais do portal;
- Criação e gestão de N listas de favoritos com opção de adição rápida ao carrinho de compras;
- Compra direta pela listagem de produtos;
- Histórico de visualizações e pesquisas recentes na área pessoal;
- Blogue dinâmico;
- Versão responsiva funcional, leve e de processamento fácil
A ficha de produto da Caxamar foi concebida para oferecer uma experiência de compra clara e completa. Nesta página, destacamos a imagem do produto e as suas principais características, utilizando um design gráfico e iconografia distintos que facilitam a compreensão. Assim, os utilizadores conseguem perceber rapidamente as características, origem, modo de preparação e a informação nutricional de forma detalhada, ajudando-os a tomar decisões informadas no processo de compra.
O bloqueio de entregas por código postal restringe entregas em certas localizações, garantindo que os produtos congelados chegam em boas condições mantendo a sua qualidade.
Devido a esta necessidade, implementámos um sistema que verifica imediatamente se a entrega é possível dependendo do código postal inserido.
No blog existem dezenas de receitas de bacalhau com dois objetivos diferentes. Se por um lado apresentamos receitas em que os utilizadores se podem inspirar a cozinhar, por outro promovemos através desses mesmos artigos os produtos utilizados.
Conseguimos agregar maior valor na compra relacionando diferentes receitas ao mesmo produto.
Ao filtrar resultados facilitamos também a procura de receitas tornando a experiência mais personalizada.
Com o objectivo de atrair talentos e simplificar o processo de recrutamento, criámos uma página simples e acessível para que os candidatos possam consultar as vagas disponíveis e candidatarem-se à vaga selecionada de forma simples.
Em colaboração com a equipa da Caxamar, procedeu-se a um levantamento de requisitos estratégicos e funcionais, com o objetivo focado no upgrade do portal existente. A estratégia passou pela realização de diversas sessões de trabalho focadas no levantamento e debate de ideias e objetivos para potencializar o processo de negócio. Foi assim possível definir objetivos concretos que foram transformados em requisitos com capacidade para influenciar o posicionamento e imagem da marca e a relação com os seus clientes ao nível digital e físico.
Assegurámos assim que todas as metas definidas para o projeto fossem possíveis de ser implementadas. Sendo a vertente de informação de produto, clientes e campanhas um pilar base para o sucesso do portal, foi definido entre a equipa da Caxamar, Beevo/Bsolus o contrato de dados. Este contrato permitiu evidenciar todos os atributos necessários a integrar a partir dos diferentes recursos tecnológicos que sustentam o ambiente de operações.
Terminada a agregação de requisitos e estruturação do novo portal, passamos ao seu desenvolvimento e implementação através da metodologia Agile.
Planeámos, de acordo com as prioridades definidas pela equipa da Caxamar, as atividades e tempo necessários para desenvolver os requisitos propostos. Foram criadas sprints quinzenais, para que os produtos fossem progressivamente desenvolvidos e melhorados de forma iterativa e incremental. Existiu, no final de cada sprint, uma revisão e ajuste do que foi desenvolvido, permitindo à equipa da Caxamar em conjunto com a equipa técnica, avaliar, melhorar e até alterar os processos que estavam a ser desenvolvidos.
Após o trabalho desenvolvido, passamos à fase de testes e formação ao cliente.
Chegámos ao ponto em que o código se move do ambiente de teste para o ambiente de produção. O sistema está oficialmente e formalmente disponível para os utilizadores, Go Live.
A gestão semanal de tarefas e objetivos é baseado na metodologia SCRUM para otimizar entregas mais rápidas e eficientes
Define Project Goals
Minimun Viable Product Definition
Technical Discussion
Wireframes
Design UI
SEO SEM definitions
Data contract definition
UX & UI Implementation
Coding Validation
Content Upload
SEO & SEM implementation
Training
Soft/Go
- Integração PHC - ERP de Gestão
- Possibilidade de inserção de tags, scripts e snipets de diferentes aplicações
- Automatização, gestão e inserção de tags de acompanhamento nos sites
- Aproveitamento dos scripts para consolidar estratégias de marketing
- Integração Hipay - plataforma de pagamentos globais
- Multibanco, Cartão de Crédito e MBWay
- Integração com solução de pagamentos Paypal
- Implementação de estratégias de SEO
- Tratamento e análise dos dados comportamentais, geográficos e sociais dos utilizadores
- Sistema de gestão/criação de sitemaps
- Implementação das melhores práticas de SEO & SEM
- Otimização do website de acordo com as métricas do Google PageSeed Insights